sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PSOL - Socialismo e Liberdade

O PSOL é um partido político de esquerda novo, fundado em 2004, que se constituiu a partir de dissidências do PT e do PSTU, e acolheu diversas tendências que haviam discordado de políticas do PT que tinham por conservadoras (muito especialmente a partir da Reforma da Previdência dos servidores públicos realizada no primeiro mandato do presidente Lula). Abriga diversas correntes de esquerda, algumas delas trotskistas e eurocomunistas. O PSOL atuou em diversas lutas e campanhas em prol da população brasileira.
Em 2008, o deputado estadual Marcelo Freixo do Psol atuou como presidente na CPI das milícias, diante da qual diversos políticos foram intimados a depor.
Durante todo o ano de 2009 o PSOL denunciou e fez forte pressão contra os escândalos de corrupção, em especial, do Congresso Nacional. O mais conhecido deles foi conhecido como "atos secretos". Na época, foi realizado um ato colhendo assinaturas para a instalação da CPI da “Máfia do Senado”, proposta pelo Senador José Nery do PSOL/PA. O principal alvo de denúncias era o próprio presidente da Casa. O PSOL chamou a atenção quanto a necessidade da pressão popular para o afastamento de José Sarney. Foram coletadas centenas de assinaturas a favor da CPI.
O partido participou também do ato público organizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em Brasília. O movimento trabalhou mais de um ano para coletar 1,3 milhão assinaturas (1% do eleitorado nacional) nos 26 estados da federação e no Distrito Federal. A Campanha visava enviar à Câmara dos Deputados um projeto de lei de iniciativa popular. Os manifestantes entregaram, ao presidente Michel Temer, um documento que contou com 1,5 milhão de assinaturas em apoio a esse projeto. O Projeto de Lei, de iniciativa Popular, conhecido como "Ficha Limpa", torna inelegíveis candidatos que tiveram condenação por crimes graves.
O PSOL, junto com mais de 500 integrantes de ONGs e movimentos sociais realizaram manifestação, em frente à sede da Aneel, contra o leilão de Belo Monte. O projeto visa erguer a terceira maior hidrelétrica do mundo no coração da Amazônia, e de acordo com os parlamentares do PSOL promete devastar a mata e comunidades e reduzir a corrente do rio Xingu. Na ocasião, três liminares contrárias foram derrubadas. Entre tantas outras participações do partido.
"Para mudar concretamente, tem que enfrentar o capitalismo. Enfrentar o capitalismo é um processo pedagógico para a mudança" (Fernando Carneiro PSOL/PA)
Conheça mais sobre o partido e as propostas:
http://psol-para.blogspot.com/
http://psol50.org.br/

Nesse domingo pense bem na decisão que você irá tomar. Não se deixe influenciar por IBOPE ou propagandas, pesquise sobre seus candidatos e vote consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário